30 março, 2016

Retro x Vintage




























O post de hoje é para vocês que ficam completamente perdidas quando vos perguntam qual o estilo 
que vos mais agrada, vintage ou retro, ou quando vocês vêem um objeto e não conseguem identificar em qual dos estilos ele se encaixa. Aí surge aquela dúvida cruel de quais são as diferenças entre eles. É complicado não é? Pensado nisso, resolvi explicar direitinho a diferença entre ambos os estilos de um jeito bem simples para entenderem.

  • Vintage
É interessante saber que a palavra vintage origina-se da safra de vinhos e nada têm a ver com decoração, moda, etc. "Vint" vem de colheita e "age" vem de idade.
O vintage usa peças das décadas 20 a 60. Por isso mesmo se vocês tiverem alguma destas peças na vossa casa, guarde-as já com carinho! Estas peças geralmente são muito valiosas por serem originais da época, são peças difíceis de encontrar. Com alguma sorte, encontram em algumas lojas de antiguidade e feiras. 
O bom desta decoração é que cada objeto terá a sua história à parte, pois são peças únicas que muito dificilmente encontram outra igual. E pelo difícil acesso às peças, torna-se muito complicado de obter-se uma decoração totalmente vintage!


  • Retro
Todos os objetos utilizados nesta decoração são objetos produzidos atualmente inspirados no antigo.
As peças retro são mais acessíveis que as vintage, pois podem ser encontradas em qualquer loja de decoração, juntamente pelo fato de serem produzidas hoje em dia.
Neste estilo são usados objetos marcantes, como geladeiras e electrodomésticos coloridos, telefones antigos, papeis de parede com padrões de décadas passadas, móveis baixos de design simples e com pés palitos, bancos cromados, sofás largos, quadros decorativos com imagens de ícones antigos e entre outros.
A cor também é uma característica deste estilo, sendo elas fortes ou mais suaves.

Gostaram do post de hoje ? Se tiverem alguma dúvida deixem um comentário!


1 comentário: